quinta-feira, 18 janeiro, 2018.
Eventos

Eventos

Ufersa recebe exposição de “Plantas Alimentícias Não Convencionais”

Nesta quarta, dia 20 de dezembro, a Ufersa recebe uma exposição de alimentos PANC’s. Para quem não sabe, PANC’s significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. Essa denominação foi criada pelo Professor Doutor Valdely Kinupp com o objetivo de resgatar as plantas esquecidas e de proporcionar segurança e, acima de tudo, soberania alimentar, além de congregar e agregar pessoas, democratizando a alimentação.

A ideia do encontro, denominado de “A Caatinga é #PANC” é da Engenheira Agrônoma formada pela Ufersa, Hilbaty Rodrigues, que atualmente faz mestrado na Universidade Estadual Paulista de Botucatu. Ela já vem percorrendo outras instituições do país divulgando a ideia e agora ela volta a Mossoró. A ação pretende mostrar que algumas vegetações nativas, reflorestadas em espaços rurais, terrenos urbanos e quintais domésticos podem se transformar em nutritivos pratos regionais. Na Ufersa, serão abordadas a classificação, características e variedades, benefícios e propriedades nutricionais, possibilidades de cultivo e extração e as PANC’s na alimentação.

. Mas novos tempos são chegados e, dentro de um contexto científico-econômico-social, outros roteiros começam a fazer parte da história das plantas já citadas”, explicou Hibalty.

Confira a programação:

Dia 20
8h – Chegada e café PANC
8h30 – Apresentação na teia
9h30 -10h30 Apresentação das PANC’s: conceito, tipos, variedades..etc
10h30 – A Ufersa é PANC? Cultivo de PANCs, identificação e coleta.
12h – Almoço

14h – Café + chá com prosa.
Eixos: segurança e soberania; agrobiodiversidade ; resgate, cultivo e comercialização e Paladar Cultural.
16h20 – Nutracêutica
17h – Dinâmica de encerramento

PANCs

Marcelino Vieira: MPRN firma acordos para realização do Jeguefolia

A Promotoria de Justiça de Marcelino Vieira firmou dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com os organizadores do Jeguefolia e Jeguinho Baby para garantir segurança e estrutura das festas.
O primeiro TAC aborda questões como segurança, limpeza, poluição sonora e alvarás para realização do Jeguefolia. Pelo acordo, os organizadores se comprometem a respeitar os horários determinados para emissão de ruídos. Nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2018, as bandas que vão animar a festa poderão começar a tocar a partir das 23h e deixarão de tocar às 4h30, devendo os trios serem desligados no horário correto.
Além disso, o acordo prevê a disponibilização de, no mínimo, 30 cabines sanitárias químicas (15 femininas e 15 masculinas), bem como a necessidade de acionar de imediato o serviço público municipal de limpeza para retirada dos resíduos do local. Em relação à segurança, o Ministério Público entende, que além do policiamento, os organizadores devem contratar pelo menos mais 60 seguranças privados para garantir a integridade dos participantes.
O Termo de Ajustamento de Conduta exige, ainda, que os organizadores apresentem, entre outros documentos, o alvará para realização do evento, fornecido pela Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira; alvará de liberação do trio elétrico emitido pelo Corpo de Bombeiros; alvará de liberação do Corpo de Bombeiros, atestando a adequação dos camarotes às normas de segurança; e comprovante da contratação de ambulância para dar assistência aos participantes da festa.
O segundo TAC é voltado para a parte da festa destinada às crianças: o Jeguinho Baby. A Promotoria de Justiça alerta sobre a necessidade de apresentação dos documentos de identidade ou certidão de nascimento da criança ou do adolescente e de seus pais ou responsáveis para acesso à festa. Além disso, ele ressalta que os organizadores devem adotar medidas para coibir a comercialização ou o fornecimento de bebidas alcoólicas a crianças e a adolescentes, mesmo praticado por pessoas que não façam parte da organização do evento.
41

Confira as mudanças no trânsito de Natal no Carnatal e Halleluya

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou a operação de trânsito e transporte para o Carnatal e o Halleluya.

O Carnatal acontece de quinta-feira (7) a domingo (10), no entorno da Arena das Dunas. Já o Halleluya, começa na sexta (8) e se estende até o domingo (10), na Praça Cívica da UFRN.

A orientação principal da STTU é para que o público utilize o transporte coletivo, táxis ou carona amiga. O serviço de transporte vai operar com o sistema de corujão a partir das 23h40.

Veja o que muda no trânsito:

Serão fechados (a partir das 15h):

  • Túnel da Av. Romualdo Galvão.
  • Av. Lima e Silva no sentido Prudente de Morais/BR-101.

Juiz da Infância define normas para participação de crianças e adolescentes no Carnatal

O juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas de Paiva, definiu as normas para a participação de crianças e adolescentes no Carnatal, evento que acontece no período de 7 a 10 de dezembro de 2017. De acordo com a Portaria 02, a criança só poderá participar do evento nos blocos infantis, se estiver, obrigatoriamente, acompanhada pelos pais, responsável, parente ou por qualquer um deles. O normativo tem amparo legal no artigo 227 da Constituição Federal e nos artigos 4º, 6º, 149 e 194 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Portaria considera, assim, por um lado, que é direito fundamental o acesso a espaços culturais, mas, por outro lado, leva em conta os efeitos “nocivos” que a exposição sem limites, à festas noturnas, pode causar ao público infanto-juvenil, incluindo prejuízos ao rendimento escolar.

Durante o desfile dos blocos infantis será proibido servir ou vender bebida alcoólica, inclusive aos adultos. É proibida a participação de crianças em desfiles de blocos de adolescentes e adultos, mesmo que elas estejam acompanhadas pelos pais, responsável, parente ou acompanhante. A vedação inclui crianças em carrinhos de bebês, nos ombros ou qualquer outro meio similar.

Segundo a publicação, o adolescente com idade entre 12 e 16 anos incompletos, poderá participar, desacompanhado, nos blocos de adultos, desde que autorizado, expressamente, pelos pais, responsável ou por qualquer um deles, devendo portar o documento de autorização durante o evento.

A autorização de que trata a decisão do magistrado deve ser dada pelos próprios pais ou responsável, devendo constar, obrigatoriamente, o nome deles, o endereço e o telefone. O adolescente com idade a partir dos 16 anos poderá participar do evento, independentemente de estar acompanhado ou autorizado pelos pais ou responsável.

Fica ainda proibida a participação de crianças e de adolescentes, dançando, em cima dos carros das bandas e de apoio, quando estes não oferecerem a segurança necessária a essas pessoas. As crianças só poderão subir e permanecer nos carros de apoio dos blocos e dos trios elétricos se estiverem acompanhadas pelo pai, mãe, responsável ou parente.

Nas arquibancadas e nos camarotes abertos e no espaço Arena Elétrica, as crianças e os adolescentes, estes com idade entre 12 e 16 anos incompletos, deverão estar acompanhados pelos pais, responsável, parente, acompanhante ou qualquer um deles, ficando livre o acesso do adolescente acima de 16 anos de idade.

Os camarotes temáticos – que ofereçam serviços de boates ou congêneres – tanto dentro quanto fora do corredor da folia – deverão observar o seguinte critério: só é permitida a entrada e a permanência de crianças ou de adolescentes nesses ambientes se estiverem devidamente acompanhados pelo pai, mãe ou responsável, nos termos da Portaria 07/1999, de 29 de outubro, também publicada pela 1ª Vara da Infância e da Juventude.

carnatal-2015

Rossandro Klinjey de volta a Mossoró

Mossoró recebe, mais uma vez, um dos maiores palestrantes da atualidade, Rossando Klinjey. O evento será no dia 18 de novembro (sábado), às 8h, no Vitória Palace.

Escritor, Palestrante, Psicólogo Clínico com Mestrado em Saúde Coletiva e Doutorando em Psicanálise, além de Personal and Life Coach, atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros, no Brasil, Estados Unidos e Europa.

O evento conta ainda com a palestra do Dr. Ernane Pinheiro, médico psiquiatra, palestrante e escritor.

Informações no (84) 98702-6373

Veja também