Ufersa recebe exposição de “Plantas Alimentícias Não Convencionais”

Nesta quarta, dia 20 de dezembro, a Ufersa recebe uma exposição de alimentos PANC’s. Para quem não sabe, PANC’s significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. Essa denominação foi criada pelo Professor Doutor Valdely Kinupp com o objetivo de resgatar as plantas esquecidas e de proporcionar segurança e, acima de tudo, soberania alimentar, além de congregar e agregar pessoas, democratizando a alimentação.

A ideia do encontro, denominado de “A Caatinga é #PANC” é da Engenheira Agrônoma formada pela Ufersa, Hilbaty Rodrigues, que atualmente faz mestrado na Universidade Estadual Paulista de Botucatu. Ela já vem percorrendo outras instituições do país divulgando a ideia e agora ela volta a Mossoró. A ação pretende mostrar que algumas vegetações nativas, reflorestadas em espaços rurais, terrenos urbanos e quintais domésticos podem se transformar em nutritivos pratos regionais. Na Ufersa, serão abordadas a classificação, características e variedades, benefícios e propriedades nutricionais, possibilidades de cultivo e extração e as PANC’s na alimentação.

. Mas novos tempos são chegados e, dentro de um contexto científico-econômico-social, outros roteiros começam a fazer parte da história das plantas já citadas”, explicou Hibalty.

Confira a programação:

Dia 20
8h – Chegada e café PANC
8h30 – Apresentação na teia
9h30 -10h30 Apresentação das PANC’s: conceito, tipos, variedades..etc
10h30 – A Ufersa é PANC? Cultivo de PANCs, identificação e coleta.
12h – Almoço

14h – Café + chá com prosa.
Eixos: segurança e soberania; agrobiodiversidade ; resgate, cultivo e comercialização e Paladar Cultural.
16h20 – Nutracêutica
17h – Dinâmica de encerramento

PANCs

Deixe uma resposta