sábado, 29 abril, 2017.
Política

Política

Vereador mossoroense recebe pelo segundo ano consecutivo Troféu Destaque Nacional

O Projeto “Arte Sim, Drogas Não/Paixão de Cristo” do Santuário de Santa Clara de Mossoró, recebeu o Troféu Destaque Nacional da União Nacional dos Vereadores do Brasil.

O projeto foi apresentado pelo Vereador da Câmara Municipal de Mossoró, Flávio Tácito, que pela segunda vez consecutiva representou o município neste evento.

Em 2016, o vereador Flavinho recebeu o destaque pelo Projeto “Tenda do Povo”, que mantém desde seu primeiro mandato no legislativo mossoroense. 

Vereador denuncia falta de transporte escolar na zona rural de Mossoró

O vereador Rondinelli Carlos utilizou suas redes sociais para cobrar da Prefeitura de Mossoró maior atenção ao transporte escolar na zona rural. De acordo com ele “Fomos procurados e informados pelos estudantes e os seus responsáveis, sobre a inexistência na regularidade do transporte escolar para a Escola Municipal José Gonçalves, localizada na comunidade rural São João da Várzea.

São mais de 50 crianças e adolescentes oriundas das comunidades rurais da Picada I e II, Macambira, Panela do Amaro e Passagem do Rio, que estão levando faltas escolares por falta do ônibus. Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal cobrei do Executivo Municipal a garantia da segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. É um direito deles e um dever nosso fiscalizar”.

Essa é apenas mais uma cobrança de vereador ao governo Rosalba, em uma nítida mostra que o legislativo não está sendo ouvido pela prefeita. Já se tornaram públicas as cobranças dos edis quanto aos inúmeros problemas vivenciados na cidade.

Projeto Câmara Mirim será retomado na Câmara de Mossoró

Alunos de treze escolas do município, da rede pública municipal e estadual e da rede privada, terão a oportunidade de atuar como vereadores, formando a Câmara Mirim, composta por 21 parlamentares.

 Os estudantes do 6º ao 9º ano estão aptos a participar da disputa eleitoral, já para os eleitores a abrangência é maior, podendo votar alunos do Ensino Fundamental I e Fundamental II. Cada escola estabeleceu condições próprias para a realização das campanhas e da votação, incluindo regras adicionais, de acordo com o projeto pedagógico da instituição de ensino. A votação deve ocorrer até a sexta-feira, dia 28 de abril. Cada escola de ensino público elegerá dois vereadores mirins e dois suplentes e cada escola particular, um vereador e um suplente

 Os vereadores mirins tomarão posse no dia 5 de maio, às 9h, no plenário da Câmara Municipal e, a partir daí, desempenharão um papel similar ao dos vereadores do município, respeitando, inclusive, todos os processos e trâmites do Poder Legislativo local. As escolas deverão auxiliar seus vereadores, apresentando temas relevantes para que possam ser discutidos em plenário, durante as sessões.

 O vereador Petras Vinícius (DEM), responsável pelo projeto, destaca a importância da participação dos jovens na política, para melhor entender o funcionamento do Poder Legislativo, incluindo o trabalho do vereador, e também para conhecer os direitos e deveres do cidadão. “Com esse projeto, os alunos terão a oportunidade de vivenciar e compreender a importância da política não para o interesse próprio, mas para a coletividade, com a participação de toda a comunidade escolar. E ainda terão o suporte de assessoria da própria Câmara e das faculdades de Direito, da Universidade Potiguar (UnP), e de Comunicação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)”, destacou.

 A presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereadora Izabel Montenegro (PMDB), reforça a importância do projeto para aproximar a população da Casa Legislativa, envolven‌do os alunos e também pais e professores nas discussões pertinentes ao município. A vereadora também destacou a importância da presença de vereadoras, aumentando a representatividade da mulher. “Esses jovens representam nosso futuro e é a partir deles que poderemos pensar em uma sociedade melhor, com mais cidadania. É importante que as meninas também participem desse processo, sejam candidatas e possam representar o público feminino também como vereadoras mirins”, afirmou.

A legislatura 2017 da Câmara Mirim encerra no dia 24 de novembro.

 

Barraqueiros poderão ser isentos das taxas no Cidade Junina

No que depender da Câmara Municipal de Mossoró, os pequenos barraqueiros que atuam no Mossoró Cidade Junina estarão isentos do pagamento das taxas.

Os vereadores aprovaram, na sessão dessa quarta-feira, 26, Projeto de Lei de autoria da vereadora Izabel Montenegro (PMDB), que isenta da cobrança de taxas ou qualquer outro tipo de preço público para comerciantes de pequeno porte durante o Mossoró Cidade Junina.

O objetivo do projeto é beneficiar os barraqueiros e ambulantes que aproveitam os festejos juninos como uma oportunidade de negócio. A isenção visa instituir o caráter social na ocupação e exploração comercial da festa junina no município, como forma de garantir a expansão de emprego e renda.

A vereadora Izabel Montenegro, autora do projeto, destaca a importância do Cidade Junina não apenas do ponto de vista cultural, mas também econômico. “O Mossoró Cidade Junina é patrimônio da população mossoroense e ganhou proporções grandiosas que vão além da cultura, gerando impactos significativos na economia local, especialmente na rede hoteleira e no comércio em geral. Precisamos incentivar os pequenos comerciantes que aproveitam este período para ter maior lucratividade, garantindo a isenção de taxas, já que são exatamente esses comerciantes que possuem menores condições de investimentos”, afirmou.

O projeto ainda depende da sanção da prefeita Rosalba Ciarlini.

Prefeito tenta liberação de recursos para urbanizar Orla Marítima de Tibau

O prefeito Josinaldo Marcos de Souza (PSD) “Naldinho”, do município de Tibau, se encontra em Brasília onde tenta liberação de recursos, visita gabinetes dos deputados federal, senadores e também alguns Ministérios.

O prefeito foi solicitar recursos para a urbanização da Orla Marítima de Tibau, que em sua primeira etapa está orçado em R$ 5 milhões e começa em frente ao Hotel Dunas.

“Nós apresentamos o projeto e foi muito bem recebido pela equipe do Ministério do Turismo, que achou bem elaborado e viável para a questão da urbanização da praia de Tibau. Se Deus quiser, vamos realizar muito em breve essa importante obra para nossa cidade”, ressaltou o prefeito Naldinho.

Veja também