terça-feira, 24 Abril, 2018.
Concursos

Concursos

Polícia Federal anuncia que fará concurso público para 500 vagas

A Polícia Federal autorizou nesta sexta-feira (20) a realização de concurso para o total de 500 vagas em cargos de nível superior de escolaridade. A portaria nº 8.380 foi publicada no “Diário Oficial da União”.

Veja as distribuição das vagas e cargos do concurso:

  • 180 vagas para agente
  • 150 vagas de delegado
  • 80 vagas para escrivão
  • 60 vagas para perito criminal
  • 30 vagas para papiloscopista

Os salários de agente, escrivão e papiloscopista são em torno de R$ 12,5 mil. Para perito e delegado, as remunerações são de cerca de R$ 23 mil.

O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria, ou seja, até 20 de outubro.

Últimos concursos

Os últimos concursos da Polícia Federal foram organizados pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Em 2013, foi realizado concurso para perito criminal federal, delegado e escrivão. No mesmo ano, a PF lançou edital para agente administrativo, de nível médio, e vários cargos de nível superior, entre eles engenheiro, administrador e psicólogo.

Em 2014, foi a vez do concurso para agente.

Os inscritos são avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica, prova prática de digitação (apenas escrivão), avaliação de títulos, prova oral (apenas delegado) e curso de formação profissional, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

Requisitos

Para delegado, os candidatos devem ter nível superior em direito. Para perito, o edital definirá em quais áreas de graduação serão aceitas as inscrições. Para escrivão, agente e papiloscopista, quem tem nível superior em qualquer área pode se inscrever.

Restrições das eleições não devem afetar concurso

Como neste ano haverá eleições para presidente, governadores e Congresso Nacional, haverá restrição na nomeação, contratação ou admissão do servidor público federal e estadual nos três meses que antecedem o pleito, marcado para 7 de outubro, até a posse dos eleitos, ou seja, de 7 de julho a 1º de janeiro de 2019. Mas, caso a homologação do concurso (divulgação do resultado final) seja feita até três meses antes das eleições, ou seja, até 7 de julho, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano.

No caso do concurso da Polícia Federal, não há restrição para divulgação do edital, apenas para as nomeações, mas como o concurso engloba várias etapas, até que os aprovados sejam contratados, a restrição não estará mais valendo.

Previsão de concurso para a PRF

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que haverá ainda concurso para 500 vagas para policiais rodoviários federais, cujo edital está sendo elaborado e também será lançado ainda neste semestre. Ele disse que pretende aumentar o número de postos de videomonitoramento de estradas.

Em fevereiro, quando a pasta de Segurança Pública foi criada, Jungmann anunciou que pretendia duplicar o contingente de policiais federais em postos de fronteira. Segundo o ministro, o número passará a 300 agentes. As vagas do concurso, portanto, deverão ser direcionadas para esse fim.

Ele também disse que vai reforçar a área de combate aos crimes de corrupção, com a realocação de 20 delegados para o setor.

Essas medidas fazem parte do reforço da segurança pública no país, entre elas ainda a intenção de tornar a Força Nacional de Segurança um órgão permanente.

Por Marta Cavallini, G1 – Foto: Reprodução/EPTV

Governo efetiva 571 agentes penitenciários aprovados em concurso no RN

Governo do Rio Grande do Norte nomeou 571 novos agentes penitenciários aprovados no último concurso.

De acordo com a pasta, a partir da incorporação dos novos agentes, o efetivo ganha um incremento de mais de 60%. São 120 mulheres e 451 homens, dos quais 27 são portadores de necessidades especiais. Veja aqui a relação.

Os agentes nomeados foram aprovados em todas as fases do concurso e passaram por curso específico de formação baseado em quatro eixos específicos: administração penitenciaria; saúde e qualidade de vida; segurança e disciplina; e relações humanas e reinserção social.

Os novos agentes penitenciários vão passar por um complemento de formação em armamento e tiro, que só pode ser dado com a efetivação no serviço público.

O sistema penitenciário do Rio Grande do Norte está em estado de calamidade, conforme decreto do governo estadual.

Prefeitura de Natal convoca 145 concursados para a Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Natal convocou nesta quinta-feira (30) 145 concursados aprovados para os cargos de nível médio e superior na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). As portarias estão no Diário Oficial do Município.

A convocação atende a um Termo de Compromisso assinado entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte e a prefeitura da capital potiguar. Foram convocados 49 concursados de nível superior e 96 de nível médio, que fizeram o concurso realizado em 28 de fevereiro e 06 de março de 2016.

Essa é a terceira chamada e representa o preenchimento de 80% das vagas disponibilizadas no concurso.

Os cargos convocados nesta publicação foram de nível superior (49): Administrador (02); Terapeuta Ocupacional (01); Assistente Social (24); Psicólogo (15) e Pedagogo (07). Os de nível médio (96), devem ocupar os cargos de: Assistente Administrativo (26); Cuidador (50) e Orientador Social (20).

Os candidatos nomeados pela portaria deverão, a partir de agora, comparecer à Semtas no prazo máximo de 30 dias. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, funciona das 8h às 12h e das 14h às 16h, de segunda à quinta-feira, e das 8h às 12h, às sextas-feiras, na avenida Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado. Os candidatos devem ir à Semtas no prazo estipulado por esta portaria, a fim de receber instruções sobre documentação necessária para a posse, sob pena de, não fazendo este procedimento, perder o direito ao exercício do cargo.

Por G1 RN – Foto: Canindé Soares/Cedida

camarao

Prefeitura do Natal convoca 64 professores efetivos e 39 professores temporários

A Prefeitura Municipal do Natal publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (20), a convocação de 64 professores do Ensino Fundamental, aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de Cargos de Professor N1 e N2 do quadro de pessoal efetivo do Município de Natal, devidamente homologado por meio do Edital nº 24/15 – SME, de 28 de julho de 2015.

Foram aprovados no certame, 36 professores de Ensino Fundamental (Anos Iniciais), 05 professores de Língua Portuguesa, 04 professores de Matemática, 04 professores de Geografia, 04 professores de Língua Inglesa, 03 professores de História, 03 professores de Arte Teatro, 02 de Artes Visuais, 02 de Ciências e 01 professor Intérprete de Libras.

Ainda no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (20), a Prefeitura do Natal também convocou 39 professores para atuarem nas escolas de Ensino Fundamental, aprovados em processos seletivos temporários realizados nos anos de 2014 e 2015 e prorrogados para 2017.

Foram convocados, os aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária, sendo 15 professores de Ensino Fundamental (Anos Iniciais), 06 de Língua Portuguesa, 06 professores de História, 06 professores de Ciências e 06 de Ensino de Artes – Artes Visuais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Natal, esses profissionais serão convocados por meio do Processo Seletivo Simplificado sob o Edital nº 001/2014, para contratação temporária e estritamente para substituir por términos de contratos, não implicando em aumento da despesa com pessoal.

Todos os candidatos (efetivos e temporários) convocados deverão, no prazo máximo de 30 dias corridos, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município, comparecer à Secretaria Municipal de Educação (SME), na Comissão Permanente de Concurso (COMPEC), localizada na Rua Fabrício Pedrosa, 915 – Novo Hotel Ladeira do Sol – Areia Preta – 4º piso – sala 410, das 8h às 16 horas, exceto às sextas-feiras, quando o atendimento será das 8h às 13h, a fim de receber as instruções sobre a documentação necessária para a contratação, sob pena de não assim o fazendo perderem o direito à convocação.

Seleção de estagiário de nível médio para Pau dos Ferros inscreve mais de 600 candidatos

Encerraram na última sexta-feira (22) as inscrições para o processo seletivo de contratação de estagiários remunerados de nível médio para atuação na Comarca de Pau dos Ferros, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. As oito vagas ofertadas para a Comarca serão disputadas por 608 estudantes.

A lista dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas e indeferidas foi afixada no átrio do fórum Dr. Jaime Jenner de Aquino nesta terça-feira (26). A versão digital, foi disponibilizada também nesta terça, no Diário da Justiça Eletrônico (Dje). No total, 622 estudantes se inscreveram, dos quais 608 tiveram suas inscrições deferidas e 14 tiveram suas inscrições indeferidas. A concorrência é de 76 candidatos por vaga.

Para o magistrado Osvaldo Cândido de Lima Júnior, juiz de Direito e diretor do Foro, será um processo seletivo pautado na transparência e na seriedade onde todos terão a mesma oportunidade de concorrer. “A grande participação dos alunos é importante porque permite ao Poder Judiciário escolher, dentro de um universo maior, os candidatos que estão, em tese, mais preparados”, conclui o magistrado.

A prova

O exame, que terá 30 questões, ficou definida para o dia 01 de outubro, das 08h às 12h, no Campus Avançado Profª Maria de Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM-UERN, em Pau dos Ferros.

O candidato deverá chegar ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência portando o documento oficial de identificação com foto que utilizou na sua inscrição, o comprovante de inscrição e de caneta esferográfica transparente azul ou preta.

ThinkstockPhotos-180107378-662x440

Veja também

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com