Inscrições para o ENEM seguem até sexta-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão abertas. O prazo para os interessados se inscreverem é até o dia 18 de maio. Em sua reta final, as inscrições para a edição 2018 já conta com mais de 3 milhões de candidatos inscritos em todo Brasil. As provas acontecem em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro.

Os alunos que irão realizar o exame devem acessar o portal do exame, www.enem.inep.gov.br, e realizar a inscrição. Para realizar a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha. Esse login será utilizado tanto para os procedimentos relativos ao ENEM, quanto para as seleções de vagas em instituições públicas e privadas de ensino e no financiamento de bolsas.

Durante o processo de inscrição, o candidato deve informar e-mail e número de telefone fixo ou móvel válidos, pois ambos os contatos serão utilizados para as comunicações oficiais do exame. O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. Os candidatos travestis ou transexuais que desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social.

Isenção para alunos da rede pública

No último dia 8, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP),  organizador do Enem, anunciou a gratuidade automática da taxa de inscrição para os alunos da rede pública de ensino. A iniciativa se deve ao alto índice do número de estudantes concluintes que perderam o prazo para solicitar a isenção e também para que não sofram prejuízos em decorrência de ser o primeiro ano em que a isenção teria que ser solicitada antes das inscrições.

 

Deixe uma resposta