Mais de 260 mil pessoas já caíram no novo golpe do WhatsApp

Os usuários do aplicativo WhatsApp, que opera em aparelhos com sistema Android, precisam ficar atentos para o mais novo golpe que agora circula entre essas pessoas.

Mais uma vez cibercriminosos encontraram uma forma de lucrar as custas de pessoas inocentes. E fazem isso através de uma promessa para os usuários do WhatsApp.

A mentira, dessa vez, é sobre a ativação de mais um recurso no programa que permitiria que o usuário visualizasse quem adicionou o seu número de telefone no aplicativo.

Não se trata de um vírus ou programa malicioso que danifica o aparelho, mas sim, de uma maneira de ganhar dinheiro apenas, através da boa fé das pessoas.iphone-642999__340

A instrução que se recebe é que para conseguir visualizar quem o adicionou, o usuário deve compartilhar o link com 10 amigos e 5 grupos, depois disso, será induzido a instalar outros aplicativos, e nesse momento o hacker tem o seu lucro.

A rapidez com que a notícia está se espalhando é expressiva, e somente nos primeiros 4 dias desse ano mais de 260 mil pessoas já tinham caído na fraude.

E se você não deseja ser mais uma vítima desses criminosos e outros que estão a espreita, veja a seguir algumas dicas de segurança dos especialistas da empresa PSafe, que atua no ramo de segurança digital:

Mantenha seu antivírus atualizado

Mesmo os dispositivos móveis precisam estar protegidos com um antivírus, assim como os computadores. Mas não basta ter o programa, é preciso mantê-lo sempre atualizado para que seja eficiente.

O programa irá barrar tudo que perceber como uma possível invasão ou possibilidade de dano para seu aparelho, arquivos ou senhas e dados.

hacker-1944688__340

Evite acessar links

Desconfie de links que receber através de mensagens, mesmo que tenham vindo dos seus amigos. É muito comum que um aparelho seja infectado por vírus através desse meio, por isso, somente clique se tiver certeza da segurança do link.

Evite redes abertas

As redes que não exigem senha para serem acessadas possuem um sistema de segurança mais falho, e permitem o acesso fácil dos hackers. Já no caso daquelas protegidas, elas oferecem criptografias que ampliam sua segurança enquanto estiver utilizando-as.

A era digital traz inúmeras facilidades para todos, porém, estar atento é essencial para que as experiências no mundo virtual não se tornem uma fraude, cilada ou problema.

Deixe uma resposta