domingo, 22 julho, 2018.
Natal

Natal

Adolescentes de 14 anos é morta a tiros e casa incendiada na Grande Natal

Uma adolescente foi morta a tiros na madrugada desta quinta-feira (17) dentro de uma casa na comunidade Baixa do Rato, em Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal. Um outro adolescente, de 17 anos, que também estava na residência, foi baleado e socorrido ao hospital. Por fim, os criminosos ainda incendiaram o imóvel. Ninguém foi preso.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 4h30, quando cinco homens invadiram a casa. Na residência estavam uma mulher com seus cinco filhos e mais um rapaz conhecido da família. Um dos filhos era Juliana Marcelino de Oliveira, de 14 anos.

Ainda de acordo com os policiais, os bandidos queriam saber onde estava o namorado de Juliana. Como não foi encontrado, começaram a atirar. Os disparos atingiram a garota, que morreu no local. Os tiros também acertaram o rapaz. Na fuga, os criminosos ainda atearam fogo na residência. A mãe os outros filhos não foram feridos. O adolescente que também foi baleado foi socorrido ao hospital, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.

Outro homicídio

Mais cedo, por volta das 2h, a PM já havia registrado um outro homicídio na cidade. A vítima foi Aldemir Augusto dos Santos, de 29 anos. Os assassinos, segundo os policiais, invadiram a casa dele em busca de drogas e armas.

Por G1 RN

Em três anos, adoções em Natal crescem 25%

O número de adoções na comarca de Natal cresceu 25% nos últimos três anos, os dados são da 2ª Vara da Infância e Juventude de Natal, que cuida dos processos de adoção da cidade. O crescimento é fruto do trabalho da desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Judiciário potiguar (CEIJ/RN), pelo incentivo à adoção legal.

Em 2015, ocorreram 63 adoções; em 2016, foram 66; já em 2017 esse número subiu para 84 adoções.

A assistente social da 2ª Vara da infância e juventude, Michele Bezerra, avalia esse crescimento como positivo e fruto do trabalho da CEIJ e das varas de infância da comarca. “Iniciou-se um termo de cooperação técnica entre Estado, Município e o Tribunal de Justiça no sentido de incentivar as adoções legais, de perceber e informar a essa mulher que quer entregar a criança, que ela tem de expressar essa vontade e informar à vara da infância”, comentou.

Essa parceria entre Justiça e os outros organismos estatais busca desenvolver ações em parceria com as unidades de saúde, para identificar e dar o atendimento às mães que querem entregar seus filhos para adoção, de forma à encorajar essa adoção, a ser feita por meios legais e seguros.

“Nós observamos que depois que essa rede começou a trabalhar e conversar com essas mulheres, as adoções pelo cadastro aumentaram”, disse a assistente social. O projeto, chamado “Atitude Legal”, já está em andamento, promovendo ações de conscientização nas maternidades e centros de saúde.

IV Semana da Adoção

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do RN, juntamente com a Corregedoria Geral de Justiça e o projeto Acalanto, irá promover a 4ª Semana Estadual da Adoção, entre os dias 20 e 26 de maio. O evento busca mobilizar famílias, instituições, simpatizantes da causa e pessoas interessadas em adotar crianças ou adolescentes. A edição deste ano tem como tema central o mote “Olha pra mim”.

A programação será iniciada no domingo, 20 de maio, às 8h, no Parque das Dunas, com a realização de uma caminhada reunindo pretendentes, pais adotivos, voluntários do Projeto Acalanto Natal e parceiros.

Operação encontra fraudes em bombas de combustíveis em Natal

Uma operação conjunta do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Rio Grande do Norte com a Polícia Civil fiscaliza vários postos de combustíveis de Natal, desde o início da manhã desta terça-feira (8). A ação visa identificar fraudes nas bombas medidoras e já encontrou irregularidades em vários casos.

De acordo com o diretor-geral do Ipem, Cyrus Benavides, ainda não é possível detalhar a operação, nem divulgar os números e todas as fraudes detectadas pelos agentes, porque o trabalho ainda não foi encerrado pelas equipes. São quatro, em toda a cidade.

“É uma operação inédita, que conta com 20 agentes do Ipem do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Paraíba e uso de equipamentos para detectar fraudes. Também contamos com a cooperação 15 policiais civis”, informou o diretor.

Em pelo menos dois postos, fiscais encontraram bombas que estavam com o lacre colado. Além da prática ser ilegal, é considera um indício de que houve alteração no bico (mangueira) de combustível da bomba.

“A equipe chegou a um posto em que todas as bombas têm lacre colado. Lacre colado é prejuízo para consumidor. É o primeiro sinal de que houve fraude”, ressaltou Benavides.

Também foram encontrados óleos de motor vencidos há oito anos e expostos à venda.

Os fiscais também procuram possíveis controles remotos que são usados para colocar no tanque menos combustível que o comprado pelo consumidor.

Por Igor Jácome, G1 RN – Foto: Ipem/Divulgação

Convênio com o UNI-RN vai integrar universitários com a Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (Avante) e o reitor do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Daladier Cunha Lima, assinaram na manhã desta segunda-feira (7) um convênio para que estudantes do centro universitário participem de atividades das comissões temáticas da Câmara, ao mesmo tempo em que servidores do legislativo municipal passam a ter descontos ao ingressarem em cursos do UNI-RN.

Raniere Barbosa ressaltou a importância do intercâmbio proposto que vai aproximar a Câmara do público acadêmico. “Além do aperfeiçoamento, há a formação cidadã no que se refere à importância da elaboração de leis e suas discussões. Ficamos felizes com a sensibilidade e visão empreendedora da equipe do UNI-RN”, destacou. No caso da Comissão de Justiça, por exemplo, graduandos do curso de Direito poderão compreender a constitucionalidade e legalidade dos pareceres elaborados pelos vereadores.  “Essa participação dos estudantes vai estimular os vereadores a realizarem debates cada vez mais qualitativos, ao mesmo tempo em que colaboramos com a vivência desses estudantes que poderão sugerir até mudanças nos projetos”, prevê o vereador Felipe Alves (MDB), presidente da Comissão de Justiça.

Alunos de outros cursos também poderão acompanhar as reuniões de comissões que tratam de assuntos de interesse dos seus respectivos cursos. De acordo com a diretora da Escola do Legislativo Wilma de Faria, professora Michelle Paulista, os alunos receberão certificados conferindo-lhes horas de atividades extra-curriculares. Já os servidores da Casa terão descontos ao ingressarem no UNI-RN.

O Centro Universitário do Rio Grande do Norte é uma entidade sem fins lucrativos, comandada pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte e voltada exclusivamente para fins educacionais com notas máximas em vários cursos, quando avaliada a qualidade de ensino pelo Ministério da Educação. Para o reitor da entidade, Daladier Cunha Lima, a iniciativa vai contribuir para qualificar todos os envolvidos. “Abre um campo de estágio interessante para os alunos e abre também as portas da universidade para receber os prováveis candidatos que trabalham na Câmara e desejam cursar o ensino superior com desconto”, destacou o reitor.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo

ABC vence Santa Cruz/PE pelas quartas da Copa do Nordeste e o América vence no sufoco pela série D

O ABC saiu na frente do Santa Cruz-PE nas quartas de final da Copa do Nordeste. Em partida disputada no estádio Frasqueirão, o Alvinegro venceu por 1 a 0, com gol marcado por Leandrão, ainda no primeiro tempo.

Com o resultado, o Alvinegro joga a partida de volta no próximo dia 22, no Recife, apenas por um empate. Derrota por um gol de diferença, desde que marque pelo menos uma vez, também garante o time potiguar na semifinal.

Para o Santa Cruz, apenas a vitória por dois gols de vantagem garante o Tricolor na próxima fase da competição nordestina.

Antes do duelo decisivo, o ABC entra em campo pela Série C do Campeonato Brasileiro. No domingo (6), o Alvinegro recebe o líder Botafogo-PB no estádio Frasqueirão, às 16 horas. O duelo é válido pela 4ª rodada.

Clube do Povo

No fim do jogo, o ABC recebeu o troféu “Clube do Povo” pela vitória. A taça, simbólica, foi oferecida por um torcedor do Santa Cruz que reside em Natal.

A iniciativa foi chancelada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

AMÉRICA

O América sofreu, mas venceu a primeira partida na Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde dessa terça-feira (1), o Alvirrubro recebeu o Guarani de Juazeiro-CE na Arena das Dunas e saiu de campo com a vitória por 2 a 1.

Adriano Pardal, no primeiro tempo, e Jadson, aos 49 minutos da etapa final, garantiram os três pontos para o time potiguar. Diego fez o de honra dos cearenses.

Com o triunfo, o América chegou aos 4 pontos e é o líder isolado do grupo A6 da Quarta Divisão nacional. Os rubros são seguidos por Belo Jardim-PE e Imperatriz-MA, ambos com dois pontos.

Na próxima rodada, o Alvirrubro de Natal encara o Belo Jardim, no sábado (5), às 16 horas, pela 3ª rodada.

Do PORTAL NO AR – Foto: Andrei Torres/ABC FC

Veja também

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com