Conheça as 10 cidades mais seguras de todo o mundo

Um dos motivos que leva as pessoas a escolherem sua cidade com muito cuidado é a segurança que ela oferece. Viver tranquilamente num lugar onde se pode andar sem medo pelas ruas é o desejo de todo mundo, porém realidade de poucos.

Aqui no Brasil, por exemplo, a insegurança é generalizada, e mesmo em cidades interioranas vemos nos jornais notícias relacionadas à violência. Em contraste, viajando pelo mundo encontramos cidades seguras para se morar.

A Economist Intelligence Unit (EIU), uma instituição independente ligada à The Economist, revista britânica, e que realiza pesquisas e análises, todos os anos organiza um ranking. Nesse ranking ela aponta as cidades ao redor do mundo que são mais seguras para se viver. E em 2016 a lista de cidades já foi divulgada.

O ranking aponta como melhor colocada a cidade que se aproxima mais de 100 pontos, e são considerados 4 fatores compostos por 400 indicadores para estabelecer o nível de segurança de cada cidade. Esses quatro fatores são:

  • Segurança Digital
  • Segurança da saúde
  • Segurança da infraestrutura
  • Segurança pessoal

Segundo o ranking do Instituto, confira abaixo quais são as 10 cidades apontadas como as mais seguras do mundo:

10º lugar – Nova York – com 78,06 pontos

Possui o segundo lugar no ranking de segurança em saúde, o que lhe confere essa posição.

nova-york

9º lugar – Melbourne – com 78,67 pontos

A segurança em infraestrutura dessa cidade é o seu ponto forte no ranking. O número de acidentes ferroviários e rodoviários somente reduz.

melbourne

8º lugar – Toronto – com 78,81 pontos

Possui espaço no ranking das mais seguras, e quando observamos aspectos como negócios e custo de vida, essa cidade tende a ser a melhor do mundo.

toronto-office

7º lugar – Zurique – com 78,84 pontos

Não se destaca em somente um aspecto, mas em dois. O que coloca a cidade de Zurique no ranking é a segurança de infraestrutura e a sanitária.

zurique

6º lugar – Sidney – com 78,91 pontos

No quesito segurança de infraestrutura a cidade ficou com o terceiro lugar do ranking mundial. E isso a coloca em sexto na classificação geral.

sidney

5º lugar – Amsterdam – com 79,19 pontos

Não se trata de uma cidade tão grande quanto as demais do ranking, porém, com apenas 800.000 habitantes, ainda assim ela investe em segurança.

amsterda

4º lugar – Estocolmo – com 80,02 pontos

Em segurança digital essa é a única cidade da Europa que ocupa o ranking das 10 mais seguras do mundo.

stockholmpanorama

3º lugar – Osaka – com 82,36 pontos

Com uma boa colocação não quesito segurança pessoal, Osaka não tem o mesmo destaque em segurança digital, quando ocupa a quinta colocação no ranking mundial.

osaka

2º lugar – Singapura – com 84,61 pontos

Trata-se de uma cidade muito procurada por quem deseja construir careira no mundo dos negócios. E por isso, esse é um dos seus destaques, e a segurança pessoal é o que a coloca nessa lista.

singapura

1º lugar – Tóquio – com 85,63 pontos

A gigantesca cidade de Tóquio é a prova de que mesmo com uma população de 38 milhões de pessoas, é possível manter todas elas seguras. Porém o custo de vida para siso é que se torna elevado.

toquio-roteiro

E você, em qual dessas cidades moraria?

 

Deixe uma resposta